Deputado Carlin pede segurança para Diretora da Escola CAIC/ Laguna
A pedido do deputado Carlin Moura, foi ouvida nesta terça-feira (01/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a diretora da Escola Municipal Maria Silva Lucas (CAIC/Laguna), agredida a pontapés e ameaçada de morte por um ex-aluno.
Maria Aparecida de Fátima, que há seis anos dirige a instituição, pediu ajuda aos deputados da Comissão de Segurança Pública para obter medidas de proteção que garantam a sua integridade física, bem como a de alunos e professores da escola. A diretora falou sobre o incômodo de estar presa em casa, sem poder cumprir o exercício de sua função.
Na oportunidade, a diretora solicitou também apoio do Executivo na implementação de ações que garantam a segurança no local, como a construção de um muro de chapisco, a instalação de câmeras e o policiamento dos arredores da escola. Maria Aparecida pediu, ainda, acompanhamento especializado ao ex-aluno, que, segundo ela, enfrenta problemas familiares.
Autor do requerimento para a participação da diretora na reunião, o deputado Carlin Moura destacou que a situação coloca em jogo não só a vida de pessoas, mas também a própria autoridade da escola. “O poder público não pode se omitir a isso. Este é um fato de extrema gravidade e que ganhou dimensão nacional”, frisou.
Ao final da reunião, foram aprovados os seguintes requerimentos: pedido de providências ao comandante-geral da Polícia Militar para dar proteção policial a Maria de Fátima; pedido à Prefeitura de Contagem para reforço emergencial da segurança na escola e alocação dos recursos necessários para a execução do projeto arquitetônico de segurança no local, elaborado pela direção da instituição; pedido ao Centro de Referência Social (Cras) de Contagem para que acompanhe o adolescente e sua família; e pedido ao Juizado, à Promotoria e à Defensoria da Infância e do Adolescente do Município de Contagem para que sejam consignadas ao menor as medidas protetivas pertinentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.