Deputado Carlin Moura participa de reunião para discutir demandas do Conjunto Colúmbia

22/05/2012 10:06

 

Com objetivo de escutar e discutir as demandas dos moradores do Conjunto Columbia, o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) participou de uma reunião, organizada pela Associação de Moradores do condomínio, na noite da última quinta-feira (17).

A ideia do encontro foi levar o Gabinete Itinerante do deputado Carlin Moura para dentro do Conjunto Columbia. Presentes também estavam o pré-candidato a vereador Rodrigo Tomaz, a diretoria da associação e vários moradores.

“Nossa intenção é tornar o Conjunto Columbia o melhor de Contagem e por isso convidamos o deputado Carlin Moura, que muito pode nos ajudar nessa questão. Somente com a exposição dos problemas é que vamos conseguir chegar a uma solução, em conjunto”, colocou Adilson Ramos.

Segundo Carlin Moura, o Gabinete Itinerante tem o objetivo de aproximar a comunidade de seu mandato, pois nem sempre as pessoas têm tempo e disponibilidade de ir até seu gabinete na ALMG. “Então, vamos até ás pessoas”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, seu mandato busca valorizar as parcerias com associações, pois “compreendemos que é através da luta organizada que conquistamos avanços”, completou.

Sobre o Conjunto Columbia, o deputado disse que é um dos condomínios mais importantes da cidade, devido à quantidade de famílias que ali residem e a maneira como ele foi ocupado. “O Columbia é um dos condomínios mais antigos de Contagem, tendo sido construído dentro do Programa Habitacional do BNH. Sei que foi grande a luta das pessoas para morarem aqui, visto que na época a Caixa e o próprio Governo criaram muitas barreiras, quando o programa entrou em crise. Este conjunto tem uma história bonita e de luta”, lembrou o deputado Carlin Moura.

Rodrigo Tomaz também destacou que o Conjunto Colúmbia é mais do que prédios, visto sua importância para a cidade. Ele acredita que para resolver seus problemas é preciso juntar forças. “Precisamos chamar os síndicos dos blocos para assumir suas responsabilidades e se auto ajudarem. Escutei muitas pessoas e os problemas relatados são basicamente os mesmos”, ressaltou.

Demandas

O grande entrave que existe no Conjunto Columbia, conforme foi relatado pelos moradores, durante a reunião, é a questão do Serviço Público que não chega ao condomínio de maneira satisfatória. De acordo com os moradores, o conjunto é aberto, sem cancelas, mas não é considerado pela Prefeitura de Contagem como parte integrante do bairro, mas sim como um condomínio particular.

Os moradores reclamaram bastante da limpeza urbana do Conjunto Colúmbia, o que ocasiona infestação de ratos, escorpiões e baratas, configurando-se em problema de Saúde Pública. O morador Carlos Bode levou um vidro com mais de 100 escorpiões que foram coletados em um único apartamento.

A moradora Cristina Tavares frisou que o problema que o Colúmbia enfrenta já passou a ser uma questão da Saúde Pública e Limpeza Urbana. “Lembro-me que foi proposta realizarmos Coleta Seletiva no condomínio, mas que de uma hora para a outra, a Prefeitura parou de fazê-la e os containers ficaram cheios, atraindo animais peçonhentos”, colocou.

Ela ainda ressalta que “a ideia de Carlin Moura vir escutar nossa demanda é muito importante, pois ele não vivencia o que passamos diariamente e acredito que as ideias para a melhoria do Conjunto Colúmbia são viáveis, falta apenas vontade Política para fazê-las”, arrematou.

Outro problema que aflige as mais de 800 famílias que residem no Conjunto Colúmbia, em seus 55 blocos e 825 apartamentos, é a questão da violência. Moradores relataram que carros e apartamentos já foram alvos de roubos e invasões, inclusive à mão armada.

Eles também reclamaram que as drogas estão presentes no condomínio, tendo os jovens como principais vítimas.

A moradora Maria das Graças Leal sugere entre algumas melhorias mais urgentes que o condomínio precisa a reforma da praça central e a implantação de academia, aos moldes daquelas que foram construídas nas praças dos bairros de Contagem. “Se a praça do Colúmbia for ocupada pelas famílias, a malandragem acaba saindo de lá. Temos muitas pessoas boas morando aqui e que carecem de áreas de lazer”, salientou.

Já o morador Adriano José da Silva sugeriu a construção de duas rampas no conjunto e uma quadra coberta para atrair os jovens para o esporte, tirando-os do mundo das drogas.

Possíveis soluções

Para o deputado Carlin Moura, de antemão é complicado avaliar os problemas e dizer se é possível de maneira legal caracterizar o Conjunto Colúmbia aberto e, dessa maneira, tendo o direito de receber Serviços Públicos, como coleta de lixo regular, manutenção da iluminação das ruas, da pavimentação e segurança feita por Policiais Militares, por exemplo; assim como ocorre normalmente nos bairros.

“Comprometo-me a ajudá-los nesta questão, buscando informações sobre a viabilidade dos Serviços Públicos chegarem ao conjunto; mas não prometo resolver todos os problemas daqui. A solução é de dentro para fora, deve haver mobilização dos moradores”, disse Carlin Moura.

Finalizando, o deputado explicou que é possível apresentar projetos de Lei que possam ajudar a comunidade do Columbia, mas que é preciso estabelecer também várias parcerias, bem como aumentar a mobilização dos moradores e fortalecer a associação do conjunto.

“Também comprometo a ser um parceiro de vocês e ajudá-los no que for possível, mas não serei a solução dos problemas; todos nós somos responsáveis por esta luta”, concluiu o deputado Carlin Moura.