Dom José Maria celebra 70 anos de sacerdócio em Contagem

13/06/2012 15:04

 

A manhã do último domingo (10) foi marcada por momentos de fé e celebração em Contagem. Comemorando seus 70 anos de vida sacerdotal, Dom José Maria Pires, 94, celebrou emocionante missa na Paróquia São Gonçalo. Presentes estavam sacerdotes, autoridades e comunidade, que lotaram a igreja.

A celebração aconteceu em Contagem, graças ao convite do padre Célio Domingos Xavier, que pediu ao Emir Rodrigues de Moura e sua esposa, Maria Luisa de Moura, pertencentes ao grupo que acompanha Dom José Maria, que trouxesse a comemoração para a cidade. “Dom José Maria está celebrando seus 70 anos de sacerdócio em algumas paróquias de Minas e do Brasil e também escolheu Contagem, a pedido do amigo e conterrâneo Carlin Moura, para dividir sua alegria em completar tantos anos a serviço de Deus e da Igreja”, disse Emir.

Por isso, entre os presentes, estava o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB) que, emocionado, disse estar muito contente em celebrar a vida de um sacerdote que dedicou e ainda dedica sua vida à comunidade. “Minha família é de Virgolândia e Dom José é de Córregos, a mesma região. Há 50 anos meus familiares acompanham a vida do sacerdote e é uma honra poder celebrar em Contagem seus 70 anos de ordenação”, revelou Carlin Moura.

Mesmo aos 94 anos, Dom José Maria, como bispo jubilado, continua forte e atendendo várias paróquias. De acordo com o deputado Carlin Moura, sua homilia foi uma das mais bonitas e esclarecedoras que já ouviu. “Ele tem um modo popular de explicar os textos da Bíblia, falou de maneira sábia e simples sobre a Primeira Leitura”, disse.

Ao final da celebração, Dom José Maria chamou os políticos presentes e realizou uma benção especial, pedindo a Deus que iluminasse o trabalho daqueles que cuidam da população de Contagem.

Dom José Maria Pires

Dom José Maria Pires nasceu em Córregos, Minas Gerais, no dia 15 de março de 1919. Filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelia Maria de Jesus, logo cedo descobriu sua vocação, ordenando-se aos 22 anos. A nomeação e ordenação Episcopal vieram em 1957. “Todo o meu curso foi feito no seminário. Terminei o quarto ano em 1930 e fui procurar o arcebispo, Dom Joaquim Silvério de Souza. Entrei para o seminário em 1931, em Diamantina”, contou.

Importante dizer que Dom José foi responsável por paróquias de varias cidades mineiras, sempre atuando de acordo com seu lema: “A Ciência da Salvação”. Vale ressaltar que um de seus compromissos mais fortes é com a causa da libertação dos negros, sendo, por isso, também conhecido como Dom Zumbi.